O que é rotulagem nutricional?

O que é rotulagem nutricional?

A rotulagem nutricional funciona como bússola para o consumidor que deseja se orientar melhor na hora de fazer escolhas mais adequadas daquilo que consome. Afinal, quando compreendemos o que comemos, somos capazes de fazer escolhas alimentares com mais liberdade e consciência.

Uma medida da ANVISA que busca melhorar a clareza e legibilidade das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e visa auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares melhores, já que ele passa a ter mais facilidade em comparar alimentos e decidir o que consumir de fato.

Ok, e agora, por onde eu começo? Calma, honey babe. Esclarecemos os pontos mais importantes que você precisa saber sobre o tema, dá só uma olhada:

1) O que a rotulagem deve indicar?

  • Os ingredientes: e importante! Sabia que os ingredientes devem estar em ordem decrescente de quantidade? Ou seja, o primeiro ingrediente indicado apresenta maior quantidade e, o último, em menor.

  • Prazo de validade;
  • Informação nutricional: é obrigatório declarar a quantidade de valor energético dos nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, fibra alimentar e sódio);

  • Nome e endereço do fabricante;
  • Número de Serviço de Inspeção Federal (SIF);
  • Método de conservação: se for um congelado, por exemplo;

2) Por que é importante?

Primeiramente, porque busca a educação do consumidor referente às propriedades nutricionais e composição de ingredientes dos produtos alimentícios. Foi-se o tempo em comíamos sem questionar a origem ou saudabilidade daquilo que consumimos. E que bom, né? Afinal, os índices de doenças crônicas associadas à má alimentação são bem preocupantes e esse é um dos motivos porque a rotulagem é sim importante.

Além disso, ao diminuir informações que podem causar má interpretação do consumidor, como por exemplo, indicar que determinado alimento “promove perda de peso”, diminuímos também o desenvolvimento de distúrbios alimentares ao não criar falsas promessas. Por último, e de lo o o nge não menos importante, é importante porque é através dessas informações que nos tornamos mais conscientes e exigentes em relação àquilo que consumimos.

Movimento Clean Label

Ou como podemos traduzir livremente: rótulo limpo. É um movimento que classifica os alimentos de maneira mais clara e reconhecível pelo consumidor. Sem dar voltas ou tentar mascarar nada, aqui queremos a verdade, nada mais que a verdade. Esse movimento começou desde que a sociedade cada vez mais vai demandando uma alimentação mais natural e saudável possível.
A ideia é que, junto da rotulagem nutricional, as informações se tornem mais claras e acessíveis ao consumidor para que, por sua vez, ele se torne cada vez mais capaz de fazer suas escolhas de consumo com autonomia e liberdade: sejam elas mais conscientes ou saudáveis, fundamental mesmo é criarmos uma relação de transparência entre o que uma empresa promete e o que realmente entrega.


Se você nos acompanhou até aqui, obrigada! E que tal nos conhecer pessoalmente?
Estamos na rua Haddock Lobo, 1574, Cerqueira César Nos acompanhe em
@ocafezinn e descubra mais sobre nossa cafeteria afetiva <3


Voltar para o blog

Deixe um comentário