O que é latte art?

 

O QUE É LATTE ART?

Vamos começar pelo começo: latte art é uma técnica de desenho sobre o leite espumado que costuma ir em cima de qualquer bebida contendo café ou não. Muito utilizada pelos baristas, que criam verdadeiras obras de arte em cada xícara, ela revela como os profissionais por trás do balcão têm habilidades de sobra, tanto na hora de extrair o café, quanto na hora de fazer as ilustrações.  

Se você é um cafezinn lover, com certeza já reparou que toooodas as nossas bebidas com leite na receita (vegetal ou animal) ganham um charme extra graças ao imenso talento dos nossos baristas! 

TÁ, MAS QUAIS AS FORMAS DE LATTE ART?

Existem duas formas de fazer latter art, uma usando apenas leite vaporizado e outra com acessórios específicos que tomam o café como tinta e o leite como tela. Abaixo explicamos melhor cada uma delas, olha só: 

  • free pour: é a técnica que faz desenhos usando apenas o leite vaporizado, aqui cada forma nasce a partir da maneira que o barista derrama o leite na xícara. 

A técnica free pour pede muito treino e, como já dissemos, habilidade! Nela, a forma do desenho depende de como o barista vira a leiteira. Quem entende do assunto afirma que o segredo está no ponto ideal do  leite. “É a crema do leite que forma o desenho, mas para fazer a latte art é preciso que ele esteja mais líquido do que o ponto normal do cappuccino. Ele deve estar liso, sem bolhas”, explicou Wagner Oliveira em entrevista para o Terra

  • sketching: aqui são utilizadas algumas ferramentas, como uma caneta de aço ou palitos,  caldas e chocolate ou canela em pó, na hora de criar os desenhos sobre a bebida. 

TÁ, E QUAL A ORIGEM DO LATTE ART?

Vamos lá! Talvez você não fique feliz com a resposta, porque a origem do latte art é bastante incerta. O que sabemos é: já no século 19, alguns baristas italianos decoravam seus espressos com desenhos ao misturar café e espuma de leite. 

Mas a Europa é loooonge e essa técnica, que hoje é tendência também aqui, provavelmente chegou pelas mãos do barista americano David Schommer, da cafeteria Espresso Vivace, em Seattle (EUA), responsável por  trazer para a América do Sul as primeiras e principais técnicas de latte art.

E COMO FAZER UM LATTE ART?

É verdade que é mais fácil fazer um latte art com utensílios profissionais, mas ó, fica aqui um segredinho: também dá pra se jogar nos desenhos sobre o leite em casa, viu? Para isso, você vai precisar de:

  • uma leiteira - ou pitcher, em bom baristês.
  • uma xícara grande - e quanto maior, melhor, porque fica mais fácil conforme a superfície aumenta! 
  • um vaporizador de leite - vale qualquer um!
  • e uma máquina de espresso com um bom café nela, claro - alô, blends cafezinn

IMPORTANTE: se possível, dê preferência ao de leite integral, já que o seu alto teor de gordura faz com que o creme, nosso elemento indispensável, fique muito mais denso.

Para entender o passo a passo, sugerimos que você maratone os vídeos abaixo, que explicam direitinho como fazer um latte art incrível usando apenas as ferramentas que você tem em casa! 

    E aí, aprendeu tudo? Então bora para a prática! Não esquece de incluir um dos nossos cafés especiais na receita para que a sua bebida fique não só linda, como também muuuuito deliciosa! 

    Ah, e se você não é do time DYI (do it yourself, ou faça você mesmo em bom português) fica tranquila: é só passar em alguma das nossas casinhas e vivenciar o melhor do latte art feito pelos nossos baristas! <3 Estamos te esperando! 


    café zinn SP

    Rua Haddock Lobo, 1574 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01414-002

    café zinn Shopping Iguatemi 

    Av. Brg. Faria Lima, 2232 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01451-000

    cafe zinn Shopping Leblon

    Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22430-06

     

    Deixe um comentário