Diferentes tipos de preparo dão sabor especial para o seu café

métodos de preparo do café

 

Diferentes tipos de preparo dão sabor especial para o seu café

Um único tipo de grão ao ser preparado de diversas formas alcança nuances e sabores diferentes, dando um toque especial ao seu café zinn.

Do tradicional filtro de papel ao moka feito na cafeteira italiana, o legal é ir aprendendo o jeitinho de cada modo de preparo para encontrar um preferido para chamar de seu.

Vem conhecer esses 3 tipos de preparo de café que separamos para você:



1. Filtro de café

Esse todo mundo conhece, o bom e velho filtro de café é o método de preparo mais tradicional do Brasil. Pois pode apostar, até na casa de quem não faz muita questão da bebida, você vai encontrar um filtrinho à disposição de um ótimo cafézinho.

            Dica: lembra que falamos aqui sobre escaldar o filtro antes de passar o café? Vale ressaltar de novo que esse é um dos passos mais importantes para um café fresco e bem executado.

2. V60

Bem parecido com o filtro de café tradicional, o filtro Hario V60 tem alguns detalhes diferentes que garantem mais qualidade ao café passado. Com uma abertura maior, linhas espirais internas e formato de cone, o resultado é um café mais saboroso com as notas sensoriais e aromáticas ressaltadas do grão escolhido - levemente adocicado com nuances delicadas.

            Dica: aqui também vale escaldar o filtro antes e, ao adicionar o grão moído, pré infusione com a água e só depois vá adicionando a água em movimentos circulares.

            Bônus: escolha um café especial para essa preparação, pois o filtro V60 foi criado justamente para alcançar o máximo do sabor da bebida e um bom pó ou grão é condição essencial para isso.

 

Já conhece os nossos café?

 

3. Cafeteira Italiana

Também conhecida como Moka, é uma cafeteira a vapor que prepara um café bem parecido com o espresso - forte e encorpado.

Como preparar?

O preparo na Moka é fácil, mas precisa de atenção à válvula de segurança e à moagem do grão.

> Adicione a água na base do equipamento até a válvula de segurança indicada

> Coloque o pó em moagem média no compartimento

> Feche a tampa e coloque no fogão em fogo baixo

E atenção: quando o vapor atinge pressão suficiente, isso força a água a subir, por isso, não desrosqueie a cafeteira durante esse processo. 

Dica: você sabe quando a moka atingiu a pressão por conta do som que a cafeteira emite e, logo quando isso acontece, desligue o fogo.

Ta pronto!

Você sabe que o seu cafezinho foi passado quando a parte superior está cheia. Agora é só servir e aproveitar!

Se você gostou desses três modos de preparo, da próxima vez a gente te explica os ooooutros vários (e especiais) jeitinhos diferentes de passar o seu café.

 

Nos acompanhe em @ocafezinn e vem nos encontrar na nossa cafeteria afetiva <3

 

 

 

Deixe um comentário