Diferença entre o café arábica e o robusta

Diferença entre o café arábica e o robusta

Um bom cafezinho não se faz sozinho, quem entende do assunto sabe que a origem e tipo do grão fazem toda a diferença na qualidade da bebida. E só no Brasil, existem mais de 60 tipos de café, mas as espécies mais conhecidas são a Arábica e a Robusta - mais compradas e consumidas nas cafeterias por aí.

Conhecer um pouco melhor sobre cada uma te ajuda a aprimorar sua experiência ao tomar seu cafezinn, já que essas duas variedades apresentam suas diferenças em sabor, aroma e concentração de cafeína e é isso que viemos te explicar nesse texto de hoje.
Vem só conferir:


Origem & Cultivo

As duas espécies são originárias da África, mas de regiões diferentes. Os grãos Arábica são da Etiópia e exigem cuidados mais especiais já que os pé são mais sensíveis. Já os grãos Robusta são do Congo e da Guiné e são mais resistentes (bônus: isso porque a concentração de cafeína nessa variedade é maior).

Sabor & Aroma

A variedade Arábica tem um sabor mais adocicado, gosto suave e é um pouquinho ácida. A experiência sensorial desse cafezinho é mais profunda e aromática, com notas de frutas ou doce, já que possui açúcares naturais. A Robusta é o grão para quem aprecia um café mais forte e intenso, já que é mais amargo e marcante ao paladar. Perfeito para preparar espressos, por exemplo, já que tem um aroma mais profundo.

Concentração de Cafeína

Por natureza, a concentração de cafeína dessas duas variedades já é bem diferente: a Arábica tem uma concentração menor, apenas 1,2% enquanto a Robusta tem quase o dobro :0 com 2,2%. Mas lembre-se, a concentração de cafeína depende também do método de preparo escolhido.

E ai, bora provar? Aqui no Cafe Zinn temos 3 blends diferentes de café especial 100% arábica. Conheça os nossos e descubra o seu preferido - Zinn Bourbon, Afago, Magia ou Orgânico.



Nos acompanhe em @ocafezinn e vem nos
encontrar na nossa cafeteria afetiva <3

Voltar para o blog

Deixe um comentário