Oi, querido leitor! Tudo bem? Estamos aqui pra te fazer um convite mega especial! Mas antes, um pouquinho de contexto: não é novidade pra ninguém que o açúcar não é lá um baita aliado na hora de construirmos pouco a pouco hábitos alimentares mais saudáveis.
Longe de nós querer vilanizar qualquer alimento, até porque, cada um deles tem uma função importante e específica pra cumprir dentro do nosso corpitcho, mas atenção redobrada com esse aqui, ok? Isso porque, segundo consenso da comunidade médica, o açúcar refinado em excesso é prejudicial à saúde por alterar quantidades de insulina no sangue e propiciar o acúmulo de gordura.
Além de ser considerado gatilho para algumas doenças. Ainda assim, a real é que a gente adora açúcar. Você, provavelmente, também! E isso não é por acaso, já que o consumo desse ingrediente promove a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
Mas, vem cá, você já parou para pensar em como o consumo de açúcar às vezes não passa de um hábito mecânico ou cultural que, inclusive, poderia ser substituído ou até mesmo deixar de acontecer para que nossa saúde, bem-estar e, por que não, para que nosso paladar sejam beneficiados? Pois é! E se tem um lugar onde esse hábito mecânico e cultural de adoçar os alimentos se materializa, é no nosso cafezinn de cada dia! Mais um pouquinho de contexto: até a virada do século 20, o mais comum entre consumidores brasileiros era adoçar o café. Afinal, havia muito menos disponibilidade de cafés de qualidade superior no mercado. E, frente ao amargor presente nos grãos excessivamente torrados (medida usada por alguns produtores para mascarar defeitos do produto), só restava a nós,meros mortais, abusar do doce artificial para tornar a bebida mais palatável.
Hoje, essa realidade mudou - ufa, ainda bem! - e já é possível encontrar cafés especiais que carregam a doçura natural do grão. É o caso do nosso blend autoral Zinn Bourbon, que além de ser naturalmente mais adocicado, ainda possui notas de chocolate & nozes, atributos sensoriais que tornam mais fácil deixar o açúcar de lado na hora de tomar um cafezinn!
Agora sim, vamos falar do convite: por tuuuudo isso que acabamos de te contar, queremos te convidar a participar do desafio #cafezinn10diassemaçucar! A ideia é que você tente por dez dias remover o açúcar do seu cafezinn diário, o que pode acontecer de uma vez ou gradualmente como você preferir! Chame a sua comunidade para participar dessa com você e compartilhe com a gente e com seus seguidores como tem sido a tentativa de retirar o açúcar do café usando a hashtag #cafezinn10diassemaçucar nos stories para que a gente possa acompanhar tudo de pertinho! Topa embarcar nessa com a gente? Quem ganha é sua saúde, seu bem-estar e também seu paladar!
Nos acompanhe em @ocafezinn e vem nos
encontrar na nossa cafeteria afetiva <3