Você sabia que depois da água, café é a bebida mais consumida no mundo todo? Pois é. E nós somos o segundo país maior consumidor dessa delícia. Aliás, a nossa tradição por uma boa xícara de café é uma história ótima que já contamos aqui. Por ser tão consumida e parte da nossa rotina é que muitos especialistas dão atenção para o fato de seu consumo ser ou não ser saudável.
E a verdade é que existem muitas opiniões, tanto positivas quanto negativas. Vem só ver o que descobrimos por aí:
Consumo Saudável
O Café em si não é o problema. A quantidade ingerida é que gera bafafá e polêmica por aí. Mas afinal, o que dizem os especialistas sobre seu consumo?
Lado positivo
- Dependendo da dose ingerida, possui propriedades boas para a saúde: estimula o sistema nervoso central e alivia o sintoma de alguns tipos de dores de cabeça.
- A cafeína já foi vista como uma substância capaz de diminuir o risco de várias doenças como câncer de fígado, pedras na vesícula e doenças cardíacas.
- Boatos que a ingestão do café poderia até mesmo diminuir morte prematura, rs.
Mas alto lá, importantíssimo avaliar caso a caso: nunca substitua qual avaliação ou recomendação médica pelo que se lê no mundo internet. Afinal, saúde é importante e coisa que devemos levar a sério.
Lado Negativo
- Muito associado ao consumo de açúcar;
- O alto nível de cafeína pode causar problemas no sono, como insônia, entre outros como ansiedade, taquicardia.
- A alta ingestão pode desencadear problemas como refluxo, síndrome do intestino irritável e outras questões gástricas, como azia.
Mas diante desses pontos, tantos positivos quanto negativos, vale mesmo é se conhecer e entender se uma xícara de café é ou não uma boa companhia para o seu corpitcho. Exemplo disso são aquelas pessoas que podem tomar golões de café e mesmo assim ter uma ótima noite de sono, no entanto, para outros, até mesmo uma pequena xícara pode gerar uma péssima noite pela frente.
E como para nós café é uma bebida querida e faz parte de muitos momentos especiais, separamos algumas dicas que podem tornar seu consumo mais saudável e equilibrado para você não abrir mão dessa delícia:
Como deixar seu café mais saudável:
1. Maneirar no consumo, não exagere;
2. Consuma cafés de qualidade, tipo arábica - conhecido por ser melhor tratado, costuma indicar a origem de onde foi feito, diferente do café comum.
3. prefira os orgânicos por serem cultivados sem o uso de produtos químicos como agrotóxicos. Além de tudo é um produto que difunde boas práticas em toda a cadeia produtiva - não agride o solo e utiliza práticas ecológicas de cultivo.
Conheça nosso cafezinn orgânico especial, produzido em Alta Mogiana, São Paulo.
4. Consuma com um pouco de canela em substituição do açúcar, por exemplo. A canela, entre outras especiarias, mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis.
5. Evite consumir café de estômago vazio um verdadeiro soco no estômago, o café ingerido de barriga vazia pode desencadear problemas como refluxo, síndrome do intestino irritável e outras questões gástricas, como azia. Ugh!
6. Se for usar leite, vai de Nude. feito com aveia orgânica, água e óleo de coco, faz bem pra saúde e pro planeta. Usamos esse leite vegetal em nossas bebidinhas aqui no Cafezinn.
Fatos curiosos
Estudos feitos por um departamento de saúde pública e medicina comunitária na Suécia indicaram que o café não filtrado contém substâncias que podem aumentar o colesterol no sangue e propensão a doenças cardíacas. Ou seja, é como se o bom e velho coado fosse a melhor opção, já que o filtro ajudaria a "prender" tais substâncias químicas ruins para a saúde, como o cafestol.
Lembre-se: todo tipo de ingestão de alimentos deve ser feita com atenção. Nenhum tipo de alimento é vilão sozinho, o problema, na maior parte das vezes, está na quantidade e excesso em que são consumidos. Por isso, não se preocupe, nosso querido café ainda é uma ótima companhia :)
Se você chegou até aqui e gostou da nossa saga, logo tem mais!
Nos acompanhe em @ocafezinn e vem nos
encontrar na nossa cafeteria afetiva <3